A produção é a espinha dorsal de qualquer projeto audiovisual, responsável pelo planejamento e pela execução de todas as ações que viabilizam o filme. Em resumo, é o produtor quem dá condições para que os demais departamentos funcionem de maneira adequada, a fim de que o projeto fique pronto no tempo previsto pelo cronograma e dentro do orçamento. Ou seja, nenhum filme acontece sem esse profissional.
O produtor é a pessoa que, literalmente, tira o filme do papel. Seu trabalho está ligado a questões conceituais e técnicas, lidando com recursos humanos, artísticos, materiais, financeiros e de planejamento.
Em geral, as principais funções envolvendo produção no cinema estão relacionadas ao produtor executivo (responsável pelo orçamento e captação de recursos) e ao diretor de produção (que administra esses recursos e atua diretamente com os outros membros da equipe, encontrando soluções para o dia a dia do projeto).
Ou seja, o diretor de produção ou apenas produtor é quem cuida de toda a infraestrutura, já o produtor executivo é quem consegue o dinheiro para que o projeto aconteça.
A professora da Academia Internacional de Cinema (AIC) e produtora Teresinha Cipolotti diz que para realizar uma obra audiovisual, é necessário o trabalho de toda uma equipe, não apenas um único profissional. “Um produtor deve proporcionar a infraestrutura da produção de um filme e cuidar de tudo que esteja na frente e por trás das câmeras, sejam equipamentos ou pessoas, para que a filmagem corra de forma tranquila e produtiva”.
Um bom produtor deve estar preparado, acima de tudo, para resolver problemas. Quem deseja ingressar nessa carreira deve ter muito jogo de cintura, flexibilidade, capacidade de planejamento e vontade de trabalhar. Também precisa ser um bom comunicador e um excelente negociador, além de uma pessoa prática e capaz de se adaptar rapidamente a novas situações. É uma das funções mais desafiadoras do cinema, mas uma das mais gratificantes.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário