segunda-feira, 1 de junho de 2020

Clássicos da Literatura Francesa

O Pequeno Príncipe (2015)
Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. 

Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteroide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.

A Rainha Margot (1994)
No século XVI um casamento de conveniência é celebrado com o intuito de manter a paz. A união entre a católica Marguerite de Valois, a rainha Margot (Isabelle Adjani), e o nobre protestante Henri de Navarre (Daniel Auteuil) tinha como meta unir duas tendências religiosas. 

O objetivo do casamento foi tão político que os noivos não são obrigados a dormirem juntos. As intrigas palacianas vão culminar com a Noite de São Bartolomeu, na qual milhares de protestantes foram mortos. Após isto Margot acaba se envolvendo com um protestante que está sendo perseguido.

Madame Bovary (1991)
França, século XIX. Emma (Isabelle Huppert) é uma jovem camponesa que aspira coisas melhores na vida. Ela então se casa com um rico médico, Charles Bovary (Jean-François Balmer), que conheceu quando ele foi cuidar de seu pai quando este quebrou a perna, apenas para obter ascensão social. 

Charles, além de ser mais velho, é bem metódico. À medida que cresce a intimidade de suas vidas um crescente desapego distancia Emma do marido, pois as conversas dele eram planas como o chão e isto a entedia. Sentindo um claro desprezo por seu marido, Emma passa a ter amantes e fazer grandes gastos.

Os Miseráveis (2012)
Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. 

Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).

O Vermelho e o Negro (1997)
Louise de Renal (Carole Bouquet) é uma esposa perfeita, mãe dedicada e católica fervorosa. Mathilde De La Mole (Judith Godrèche) é uma jovem sonhadora, que busca aventuras e sentimentos de heroísmo. 

As duas sacrificarão tudo o que têm, inclusive a própria vida e a honra, por uma paixão descontrolada por Julien Sorel (Kim Rossi Stuart), jovem decepcionado com os sonhos e idéias da Revolução Francesa.

O Conde de Monte Cristo (2002)
Fernand Mondego não consegue mais suportar a inveja que possui de Edmond Dantes, por este possuir uma belíssima mulher. Influente, acaba fazendo com que Dantes, um homem pobre e honesto, seja acusado de traição e assassinato, indo parar em uma prisão ilhada e isolada do mundo. 

Dantes, ao longo dos anos que fica preso, vai perdendo a fé em Deus, até que encontra um padre que também estava preso e tinha um plano de fuga. Ele então escapa da prisão cheio de ódio e sedento por vingança.

A Bela e a Fera (1991)
A jovem Bela está cansada da vida provinciana de uma pequena cidade francesa, onde vive também o galã Gastón que, apesar de derreter corações, não consegue conquistá-la com seu jeito grosseiro. 

Maurice, o pai de Bela, viaja para expor uma de suas invenções e acaba preso em um castelo onde vive uma temível Fera, que precisa encontrar o verdadeiro amor e ser correspondido para quebrar um feitiço e voltar a ser príncipe. Em troca da liberdade do pai, Bela aceita ficar presa no castelo para sempre.

Bel Ami - O Sedutor (2012)
Paris, 1890. O ambicioso Georges Duroy usa seu poder de sedução para subir na vida, tendo como alvo mulheres influentes da sociedade. Ele se torna um jornalista de sucesso mas tem que lidar com o mundo cínico e corrupto da política e da mídia.

A Bela da Tarde (1967)
Séverine (Catherine Deneuve) é uma jovem rica e bonita, porém infeliz. Ela ama seu marido (Jean Sorel), um médico, mas eles não são tão íntimos quanto ela deseja. 

Ela procura um discreto bordel, comandado pela Madame Anais (Geniviève Page), para realizar suas fantasias eróticas e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Ela trabalha como prostituta à tarde e à noite retoma a vida de casada, mas um cliente abusivo promete complicar a situação.

Um Amor de Swann (1984)
Charles Swann (Jeremy Irons) faz parte da mais alta sociedade de Paris do anos 1890. Ele se apaixona por Odette de Crécy (Ornella Muti), uma cortesão. Os amigos dele declaram-se contra o casamento. Ele prefere ficar com Odette e é expulso daquele círculo social que se dizia muito fino.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário