quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Projeto Eletivas

O programa tem o objetivo de tornar a escola mais conectada com os sonhos e as atuais necessidades dos adolescentes e jovens e a apoiar os estudantes a desenvolver competências voltadas para o século 21. Ele traz inovações para que as atividades educacionais sejam mais alinhadas às vocações, aos desejos e à realidades de cada um. E com isso: promove desenvolvimento intelectual, emocional, social e cultural dos estudantes; reduz a evasão escolar; melhora o clima nas escolas; fortalece a ação dos professores; cria novos vínculos com os estudantes.

Refinando o olhar  
Muitas vezes ficamos presos à única perspectiva que conhecemos.  A possibilidade de exercitar a escolha de nossos caminhos amplia o olhar para o universo de possibilidades.

Como funciona na prática? 
• Dois tempos de 45 minutos por semana. 
• Um professor por eletiva. 
• A eletiva dura um semestre e a cada semestre os estudantes escolhem a eletiva do semestre seguinte. 
• As eletivas são oferecidas no mesmo momento da semana para possibilitar reenturmação.  
• A reenturmação pode misturar estudantes de anos diferentes, mas só dentro de sua faixa: 
– 6º e 7º ano; 
– 8º e 9º ano; 
– 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio.  
• Devem ser estabelecidos e comunicados os critérios para composição das turmas caso haja mais interessados do que o limite estipulado. Ex.: análise de carta/vídeo de intenções/sorteio. 
• Podem ser realizadas em sala de aula ou em outros espaços dentro e fora da escola. 
• 8 horas de formação em juventudes + 22 horas de formação básica específica para professores interessados em ministrar eletivas + 30 horas de formação aprofundada específica.

O que as eletivas devem possibilitar ao aluno 
1. Exercitar suas escolhas para aprimorar a autonomia e o protagonismo. 
2. Participar da construção do currículo escolar. 
3. Realizar atividades relacionadas ao seu Projeto de Vida
4. Ampliar, diversificar e/ou aprofundar conteúdos e habilidades de um ou mais componentes curriculares do Currículo Paulista. 
5. Desenvolver competências específicas para a continuidade dos estudos. 
6. Aproximar a teoria da prática utilizando o que foi aprendido para construir algo concreto (Culminância).

Como é o processo de criação e escolha das eletivas? 
1. Varal dos sonhos: os professores analisam e discutem os elementos dos projetos de vida dos alunos para motivar a oferta das eletivas. 
2. Cada professor propõe uma ou mais opções de eletiva, criando-as do zero, utilizando uma proposta já criada por outro colega ou disponibilizada na Plataforma Currículo+. 
3. A equipe gestora da escola analisa e valida as propostas de eletiva com base em sua conexão com o Currículo Paulista e os projetos de vida dos alunos.
4. Feirão de eletivas: momento para os professores apresentarem suas eletivas aos alunos, despertando sua curiosidade e seu interesse. 
5. Os alunos refletem e discutem entre si e com a equipe escolar sobre as opções e como elas impactam seu projeto de vida e escolhem qual eletiva cursar. 
6. Ao final do semestre, a equipe escolar avalia o sucesso de cada eletiva ofertada e como aprimorar o processo.

O que consta na ementa de uma eletiva? 
• Por que essa eletiva é imperdível. 
• Como essa eletiva se relaciona com a cidadania, a continuidade dos estudos e o mundo do trabalho. 
• Quais habilidades e conhecimentos do Currículo Paulista serão desenvolvidos. 
• Quais os espaços e os recursos didáticos utilizados. 
• Quais atividades serão realizadas em cada aula. 
• Qual o projeto para a Culminância.

O que é a Culminância de eletivas? 
• O momento em que os alunos compartilham o resultado concreto de seu trabalho na Eletiva com o restante da comunidade escolar. 
• Pode ter vários formatos: evento, mostra, feira, roda de conversa, espetáculo, produto digital, intervenção artística/comunitária etc. 
• Não é apenas contar como foi a eletiva, mas apresentar algo, um produto final. 
• Oportunidade para o desenvolvimento de habilidades – deve ter intencionalidade pedagógica.

Exemplo: 
Na eletiva SP Fashion Week, os estudantes planejaram e realizaram um desfile de moda real. Para isso, criaram as peças que seriam desfiladas, a passarela, uma estrutura para a cobertura jornalística e os convites para mobilizar a comunidade. No dia da culminância, organizaram o evento, documentaram e desfilaram.

Por que a Culminância das eletivas é importante? 
• Oportunidade para que os estudantes compartilhem o que foi aprendido durante a eletiva e os produtos criados ao longo do semestre. 
• Possibilidade de contar mais sobre o que é cada eletiva para estudantes que ainda não a tenham cursado. 
• Concretizar e valorizar o trabalho realizado no semestre. 
• Momento de celebração de conquistas. 
• Elemento importante para que o estudante perceba e avalie seu próprio desenvolvimento. 
• Suporte para que os professores acompanhem o desenvolvimento dos estudantes e, assim, aprimorem a eletiva para uma oferta futura.

Exemplos de eletiva e de culminância 
• Iniciação científica: estudantes constroem uma dissertação científica. 
• Empreendedorismo: estudantes criam uma empresa ou ONG. 
• Oficina de teatro: estudantes criam um espetáculo teatral/musical. 
• Clube de debate: estudantes realizam debates estruturados. 
• Fórum de mediação de conflitos: alunos criam estratégias e espaços para lidar com conflitos que acontecem na escola. 
• Monu: alunos realizam simulações de reuniões de organismos internacionais. 
• Olimpíadas de matemática: alunos se preparam para uma olimpíada e simulam o evento.

Exemplo de desenvolvimento cognitivo e socioemocional 
O QUE É? 
• Consiste no forte desejo de aprender e adquirir conhecimentos e habilidades. Quando somos curiosos, reunimos interesses em ideias e uma paixão pela aprendizagem, pela exploração intelectual e pela compreensão. 
• Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

POR QUE É IMPORTANTE? 
Ajuda na aprendizagem e na exploração de diferentes coisas, situações e acontecimentos, no conhecimento sobre pessoas e do mundo físico. Com curiosidade, podemos brincar com as nossas ideias e resolver problemas. A curiosidade abre nossos olhos para descobrir coisas novas no mundo!

Exemplo de desenvolvimento cognitivo e socioemocional 
Iniciação científica: estudantes constroem uma dissertação científica 
• Nesta eletiva, o estudante exercita e desenvolve sua curiosidade intelectual enquanto aprende novos conhecimentos (cognitivo) ao realizar atividades como: 
– Investigar o objeto da pesquisa, atuando como curador da informação produzida pela comunidade científica. 
– Orientar seu olhar para as descobertas, fazendo recortes da realidade de forma autoral. 
– Exercitar a imaginação para criar hipóteses e conectar as informações levantadas e analisadas. 
– Experimentar hipóteses trabalhando com tentativa e erro, para demonstrar a sua tese. 
– Trabalhar o conhecimento em diversas áreas para conectar o objetivo estudado com o mundo cotidiano e propor soluções para questões relevantes.

Acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes 
O professor deve: 
• Observar o estudante enquanto ele/ela realiza as atividades. 
• Analisar os produtos parciais criados em atividades individuais ou em grupo. 
• Promover a autoanálise e a autoavaliação do estudante. 
• Discutir com outros professores comportamentos e produções dos estudantes.

Passo a passo para a implementação 
1 – Formação e planejamento geral 
• A equipe escolar participa das atividades formativas (cursos a distância e semipresenciais, orientações técnicas presenciais, videoconferências, videoaulas e ATPCs). 
• O professor coordenador percorre com os professores o objetivo, a estrutura e o passo a passo da construção das eletivas na UE. 
• A equipe escolar planeja e divulga o cronograma de atividades para a realização das eletivas, bem como os critérios para enturmação. 
• O professor coordenador e os demais professores discutem o relatório do acolhimento e identificam os elementos dos projetos de vida dos alunos que podem ser trabalhados nas eletivas. Passo a passo para a implementação 

2 – Preparação das eletivas 
• O professor propõe a(s) eletiva(s) que pretende ministrar, com ementa. 
• Os professores compartilham e discutem as ementas durante a ATPC para aprimoramento. 
• A equipe gestora valida eletivas a serem ofertadas. 
• Os professores preparam materiais para o Feirão das Eletivas e posterior implementação da eletiva. 

3 – Execução e análise dos resultados 
• Os professores apresentam eletivas no Feirão e os estudantes escolhem quais vão cursar. 
• Os professores desenvolvem atividades com os estudantes conforme o planejado na ementa. 
• A equipe gestora acompanha o desenvolvimento das eletivas. 
• Os professores trocam boas práticas e discutem desafios e soluções durante as ATPCs. 
• Os professores monitoram o desenvolvimento das habilidades dos estudantes durante as atividades. 
• Os estudantes planejam e realizam atividades de Culminância. 
• A equipe escolar e os estudantes avaliam o resultado das eletivas e propõem melhorias para o próximo ciclo. 
• A equipe da diretoria de ensino acompanha, discute e compartilha os principais resultados e aprendizados.

Fonte bibliográfica:

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