- Construção da identidade da escola e maior engajamento dos estudantes.
- As Eletivas permitem ao professor criar, inovar e propor.
- Ampliar, diversificar e/ou aprofundar conteúdos e habilidades de um ou mais componentes curriculares do Currículo Paulista.
- Aproximar a teoria da prática, utilizando o que foi aprendido, para construir algo concreto (Culminância).
Os itens que compõem o plano da Eletiva são a ementa e o título que devem ser atrativos para os estudantes e ao mesmo tempo não podem fugir da ideia central que a Eletiva visa desenvolver.
Sobre o processo de criação e escolha de uma Eletiva, a escolha dos estudantes acontece por meio do Feirão das Eletivas.
Ações que são características da organização das Eletivas são: Aulas semanais de 45 minutos (no mesmo horário), oferta semestral e Culminância.
O Programa Inova coloca os estudantes no centro do processo de aprendizagem, promovendo seu engajamento e protagonismo. Sobre os novos componentes, as Eletivas são aulas escolhidas a cada semestre pelos estudantes, com base em um cardápio ofertado pela escola, adequado às possibilidades de oferta dos professores de cada unidade de ensino e aos projetos de vida dos estudantes.
A adolescência e juventude também são uma etapa sensível a muitas vulnerabilidades. Os adolescentes e jovens nem sempre falam sobre as suas vulnerabilidades. Por isso, é importante observar seus comportamentos e saber sobre a sua realidade familiar. Além disso, abrir espaço para que reflitam e expressem os seus sentimentos é importante para se sentirem acolhidos na escola. Vale lembrar que é importante contar com uma rede de proteção fora da escola também.
Com relação aos objetivos e às características da Culminância, a escola pode reservar um ou mais dias para a sua realização.
Em relação às Eletivas, é obrigatório para os estudantes cursarem uma disciplina Eletiva por semestre e duas por ano.
Adolescentes e jovens têm muito entusiasmo, criatividade e desejo de participação. São potencializados quando se sentem capazes de criar e implementar soluções para os problemas com os quais se deparam em sua vida pessoal, escola e comunidade.
As Eletivas NÃO podem ser consideradas como momento de conversa e troca de experiências sobre o projeto de vida dos estudantes que não necessariamente considera o Currículo Paulista e a Base Nacional Comum Curricular. As disciplinas Eletivas têm objetivos que estão articulados ao currículo da BNCC e, portanto, não são momentos descontextualizados.
No plano da Eletiva os estudantes dentro dos critérios de reenturmação têm liberdade de escolher a Eletiva. Sendo assim, o professor não pode limitar a quantidade de estudantes por série/ano que a Eletiva terá.
Com a reenturmação, o estudante tem a oportunidade de se aproximar de colegas com interesses afins, gerando-se assim engajamento e trocas.
Algumas Eletivas despertam mais interesse que outras e, para fechar as turmas com o número adequado de estudantes, a escola deve estabelecer critérios, que devem ser indicados pelos professores, combinados com o diretor e discutidos com os líderes de turma, que apresentarão e discutirão os critérios com os estudantes de sua turma. O processo é feito de forma democrática.
Sobre a relação do projeto de vida e a Eletiva, o contato com outras temáticas pode fazer com que o estudante mude seu projeto de vida, mas o objetivo da Eletiva não é esse, e sim ajudar na construção do projeto de vida traçado pelo estudante.
A adolescência e juventude são uma etapa muito peculiar do desenvolvimento humano. Cérebro maleável a mudanças, impulsividade, questionamentos, variações de humor, dificuldade de atenção e organização. Os adolescentes e jovens estão vivendo uma etapa de transformação. Seu cérebro tem plasticidade e eles dedicam pouco tempo para calcular as consequências de seus atos. O humor varia e o tempo de concentração em um mesmo assunto não é alto.
- Ter capacidade de relacionar a temática e os conteúdos da Eletiva com o interesse dos adolescentes e jovens.
- Trabalhar de forma interdisciplinar.
- Ter conhecimento amplo do conteúdo que será trabalhado.
- Utilizar práticas de ensino participativas e colaborativas.
A relação dos adolescentes e jovens com a escola é ambígua. Eles gostam da escola, mas desejam mudanças. O que os estudantes querem é poder fazer escolhas em relação ao que vão aprender, atividades mais práticas, diversificadas e realizadas em diferentes ambientes dentro e fora da escola, mais tecnologia, quadras esportivas, áreas verdes, acolhimento e participação. Os adolescentes e jovens querem participar da criação de regras da escola, bem como poder decidir aquilo que vão aprender. Eles se sentem estimulados com atividades que aconteçam em diversos espaços. A tecnologia é importante para eles, assim como as atividades que trabalhem não só a mente, mas também o corpo.
A observação e acompanhamento da participação ativa dos estudantes ao longo do semestre e análise dos produtos parciais ou finais, criados de modo individual ou em grupo, são formas que podem ser utilizadas para avaliação e acompanhamento do estudante. Trata-se de estratégias eficazes para acompanhar o desenvolvimento do estudante durante a Eletiva.
Os objetivos das Disciplinas Eletivas são aprofundar temáticas relacionadas ao projeto de vida dos estudantes e desenvolver nestes a capacidade de tomar decisões, possibilitando assim a aquisição de competências relevantes para a vida no século 21.
Após a elaboração do plano da Eletiva, é hora de divulgá-la. A divulgação e a escolha das Eletivas são feitas no Feirão das Eletivas, dia em que os professores apresentam suas propostas de Eletivas para a escolha dos estudantes. A divulgação deve ser feita na escola por meio de cartazes e da fala antecedente de professores a respeito. Os professores devem utilizar recursos criativos para apresentar suas propostas, como teatro, performance etc. Neste momento de mobilização da comunidade escolar, o estudante conhece as opções de Eletivas ofertadas pela escola no semestre, e assim faz sua escolha.
Fonte bibliográfica:
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