Plano da Eletiva
Título
A arte do cinema
Professor
Ementa
O cinema educa porque possibilita o desenvolvimento da personalidade, transmite saber, domestica e aperfeiçoa a sensibilidade e a cognição de mulheres e homens com um alcance massificador.
Justificativa
A relação entre o audiovisual e a pessoa que recebe a mensagem depende da cultura, da história de vida, dos conhecimentos adquiridos, das experiências, das leituras, entre outros, de cada indivíduo. É no espaço escolar que o aluno pode ir além do seu repertório, de sua bagagem cultural. Com a presença de conteúdos relacionados ao cinema no processo ensino-aprendizagem, o aluno poderá ter condições de fazer uma leitura mais consistente diante das produções fílmicas. Isso poderá levá-lo também a ser um apreciador desta arte, desenvolvendo seu gosto pelo cinema e o hábito de frequentá-lo.
A relação entre o audiovisual e a pessoa que recebe a mensagem depende da cultura, da história de vida, dos conhecimentos adquiridos, das experiências, das leituras, entre outros, de cada indivíduo. É no espaço escolar que o aluno pode ir além do seu repertório, de sua bagagem cultural. Com a presença de conteúdos relacionados ao cinema no processo ensino-aprendizagem, o aluno poderá ter condições de fazer uma leitura mais consistente diante das produções fílmicas. Isso poderá levá-lo também a ser um apreciador desta arte, desenvolvendo seu gosto pelo cinema e o hábito de frequentá-lo.
Objetivos
- Possibilitar aos alunos o contato significativo com o universo cinematográfico, visando à sua formação sociocultural e política no âmbito escolar.
- Pesquisar, conhecer, analisar as produções artísticas do passado e presente.
- Pesquisar, conhecer, analisar as produções artísticas do passado e presente.
Habilidades desenvolvidas
- (EMIFCG04) Reconhecer e analisar diferentes manifestações criativas, artísticas e culturais, por meio de vivências presenciais e virtuais que ampliem a visão de mundo, sensibilidade, criticidade e criatividade.
- (EMIFCG05) Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá-las em prática.
- (EMIFCG06) Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógicas e digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcancem os interlocutores pretendidos.
- (EMIFCG05) Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá-las em prática.
- (EMIFCG06) Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógicas e digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcancem os interlocutores pretendidos.
Eixos temáticos
– Indicar quais dos seguintes eixos serão trabalhados na Eletiva
– Indicar quais dos seguintes eixos serão trabalhados na Eletiva
( ) Investigação científica
( x ) Processos criativos
( ) Mediação e intervenção sociocultural
( ) Empreendedorismo
Conteúdo programático
- A história do cinema
- Profissões do Cinema
- Gêneros cinematográficos
- Aprenda a fazer créditos de um filme
- Stop motion
- Profissões do Cinema
- Gêneros cinematográficos
- Aprenda a fazer créditos de um filme
- Stop motion
Metodologia
- Aulas expositivas (professor e aluno).
- Usar a tecnologia para as pesquisas.
- Pesquisa dos alunos em material impresso.
- Assistir, ouvir, interpretar e discutir as ideias dos vídeos e textos escritos, desenvolvendo o senso crítico.
- Repassar o que observou com os colegas nas pesquisas realizadas, através de apresentação.
- Autonomia no desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa e de apresentação.
- Usar a tecnologia para as pesquisas.
- Pesquisa dos alunos em material impresso.
- Assistir, ouvir, interpretar e discutir as ideias dos vídeos e textos escritos, desenvolvendo o senso crítico.
- Repassar o que observou com os colegas nas pesquisas realizadas, através de apresentação.
- Autonomia no desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa e de apresentação.
Recursos didáticos
- Notebook, data show, celular, filmadora, quadro, giz, caderno.
Eixos temáticos
- Processos criativos
Culminância
Apresentação dos trabalhos: Exposição de artes cinematográficas, apresentações de vídeos ou peças teatrais.
Avaliação
- Participação nos trabalhos.
- Autoavaliação.
- Participação na elaboração, pesquisa, montagem e execução de apresentações.
- Autoavaliação.
- Participação na elaboração, pesquisa, montagem e execução de apresentações.
Cronograma semestral
Referências
http://eletivasprofkattyrasga.blogspot.com/p/registro-0214.html
https://www.todamateria.com.br/historia-do-cinema/
https://www.aicinema.com.br/profissoes-do-cinema-parte-i-direcao-e-roteiro/
https://www.enoisnafita.com.br/nova/aprenda-fazer-creditos-de-um-filme/
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fap_arte_artigo_viviane_paduim.pdf
http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/DCEIF.pdf
http://www.parceirosdaeducacao.org.br/arquivos/Congresso_de_Boas_Praticas/4o_Congresso/assets/288luzcameraacaovoceeoartistacomacameranamao.pdf
http://eletivasprofkattyrasga.blogspot.com/p/registro-0214.html
https://www.todamateria.com.br/historia-do-cinema/
https://www.aicinema.com.br/profissoes-do-cinema-parte-i-direcao-e-roteiro/
https://www.enoisnafita.com.br/nova/aprenda-fazer-creditos-de-um-filme/
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fap_arte_artigo_viviane_paduim.pdf
http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/DCEIF.pdf
http://www.parceirosdaeducacao.org.br/arquivos/Congresso_de_Boas_Praticas/4o_Congresso/assets/288luzcameraacaovoceeoartistacomacameranamao.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário