sábado, 8 de fevereiro de 2020

10 Diretores de Cinema

O Diretor é o maestro de um filme, ele tem a responsabilidade e controle de todo o projeto, e deve conhecer perfeitamente todos os detalhes do roteiro, estudá-lo num storyboard, e ter previamente uma imagem feita de cada plano, que no conjunto dará significado à sua obra.  

Steven Spielberg (1946) 
Ainda criança, Steven Spielberg fazia pequenos filmes caseiros com sua câmera Super-8, com as suas três irmãs mais novas como atrizes. Ele não era bom aluno e não conseguiu vaga no curso de cinema da Universidade da Califórnia.  

Sua carreira começou para valer aos treze anos de idade, quando venceu um concurso de curtas com um filme de 40 minutos que falava sobre guerra. A partir daí foi só sucesso: aos dezesseis anos teve o seu primeiro filme, Amblin (1963) premiado no Festival de Veneza e com vinte cinco anos de idade já trabalhava em Hollywood.   

Hoje Spielberg é um nome indispensável em qualquer lista de cinema, vencedor de quatro Oscar e diretor de filmes que já arrecadaram cerca de dez bilhões de dólares!

Os clássicos de Steven Spielberg são: Tubarão (1975), Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977), Jurassic Park: Parque dos Dinossauros (1993), Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981), E.T. - O Extraterrestre (1982), A Lista de Schindler (1993), Lincoln (2012). 

Quentin Tarantino (1963)
Nascido no Tennessee e criado pela mãe e o pai adotivo na Califórnia, Quentin Tarantino sempre gostou de cinema, chegando a abandonar o ensino médio porque preferia ver filmes e ler quadrinhos.

Frequentou algumas aulas de teatro no final da adolescência, mas foi com o emprego como balconista na Video Archives, uma famosa locadora de filmes em Manhattan Beach, que Quentin ficou ainda mais viciado em filmes e usava parte do seu tempo escrevendo roteiros. 

Um desses roteiros foi justamente o de Cães de Aluguel, comprado por um produtor e gravado em 1992.   O estilo violento e sádico de Tarantino aliado às inúmeras referências que ele trazia de seu vício em cinema o fez um diretor de sucesso a partir de Pulp Fiction (1994), lançado quando o diretor tinha 31 anos. 

Hoje Tarantino é um dos nomes mais famosos da indústria hollywoodiana e qualquer película assinada por ele é sucesso garantido de bilheteria. Maiores filmes de Quentin Tarantino: Pulp Fiction, Tempos de Violência (1994), Kill Bill Vol. I e II (2003 - 2004), Bastardos Inglórios (2009), Django Livre (2012). 

Alfred Hitchcock (1899 - 1980) 
O Mestre do Suspense nasceu em Londres e foi criado em uma família bem rígida com mais dois irmãos. Estudou a infância e parte da adolescência em um rigoroso colégio de jesuítas que, posteriormente, serviu de projeção para o tom transgressor de seus filmes.

Em paralelo à faculdade de engenharia, Hitchcock fazia um curso de artes no departamento de Belas Artes da Universidade de Londres, o que o possibilitou conseguir um emprego como desenhista e designer de publicidade. 

Com vinte e dois anos, conseguiu um emprego na indústria cinematográfica desenhando títulos e cartazes para os filmes mudos Famous Players-Lasky Company. Alguns anos depois já trabalhava como assistente de direção.  

O filme O Inquilino (1927) foi o seu primeiro filme de suspense, mas a consagração do diretor com esse estilo veio com Chantagem e Confissão (1929), um sucesso absoluto no Reino Unido. Mudando-se para o EUA aos quarenta anos, Hitchcock ganhou um Oscar com seu primeiro filme dirigido na América (Rebecca, de 1940) e passou a ser um sucesso também em Hollywood. 

O diretor inglês sustenta o título de um dos maiores cineastas que já viveu.   Os melhores filmes de Hitchcock: Rebecca (1940), A Sombra de Uma Dúvida (1943), Interlúdio (1946), Janela Indiscreta (1954), Psicose (1960), Os Pássaros (1963). 

Tim Burton (1958)
Timothy "Tim" Willian Burton cresceu em um estado de Los Angeles, na Califórnia, com os pais e mais um irmão. Seu passatempo predileto era pintar, desenhar e ver filmes.

Com apenas treze anos, produziu um curta-metragem usando a técnica de stopmotion chamado A Ilha do Dr. Agnor.   Assim que acabou o ensino médio, Tim ganhou uma bolsa da Disney para cursar animação por três anos no Instituto das Artes da Califórnia. 

Depois foi contrato pela  Walt Disney Studios como aprendiz de animador, e trabalhou na empresa até que foi demitido pois seus filmes eram considerados sombrios demais pela empresa.   

Foi com Vincent (1982), um dos curtas que Burton produziu durante a sua passagem pelos estúdios Disney, que conseguiu o seu primeiro destaque e prêmio no Chicago Film Festival. Os Fantasmas se Divertem (1988) consagrou o diretor com um Oscar de Melhor Maquiagem e colocou o seu nome de vez no hall dos melhores diretores de Hollywood.  

Entre as produções góticas, fantasiosas ou sombrias de Tim Burton se destacam: Os Fantasmas se Divertem (1988), Edward Mãos de Tesoura (1990), O Estranho Mundo de Jack (1993), A Noiva Cadáver (2005), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e Alice no País das Maravilhas (2010). 

George Lucas (1944)
George Walton Lucas Jr. nasceu em um bairro suburbano da Califórnia e, antes de se interessar pelo mundo do cinema, gostava do mundo automobilístico, até que um grave acidente de carro o fez desistir dessa carreira. 

Depois do acidente, Lucas frequentou uma faculdade comunitária onde, em companhia do amigo John Plummer, começou a se interessar por cinema, vendo filmes clássicos de diretores italianos e franceses e fazendo pequenas gravações de corridas de autocross. 

Lucas então se transferiu para a Escola de Artes Cinematográficas da Universidade do Sul da Califórnia (USC), onde tudo começou.  Seu primeiro filme, quando já estava na pós graduação, foi Labirinto Eletrônico: THX-1138 4EB (1967), um curta-metragem de ficção científica. 

Com ele Lucas ganhou prêmios e uma bolsa de estudos da Warner Bros. Daí se seguiu a fundação da LucasFilm em 1971, e o sucesso de Loucuras de Verão (1973).   

Hoje George Lucas é reconhecido como um mestre dos efeitos especiais (imortalizados pela franquia Star Wars) e sustenta uma carreira com filmes campeões de bilheteria, como a sequência Indiana Jones. 

Charles Chaplin (1889 - 1977)
Charles Spencer Chaplin nasceu em Londres filho de um pai ator, com quem Chaplin teve pouco contato, e a mãe cantora de music hall. Teve uma infância conturbada com o irmão, pois foram abandonados pelo pai e a mãe sofria de problemas mentais.

Tendo que tomar conta de si muito cedo e inspirado pela profissão da mãe, quando tinha apenas doze anos já fazia parte de uma trupe de artistas comediantes. Foi vivendo de pequenas apresentações e outros trabalhos por Londres até que em 1914 teve a chance de atuar em uma comédia americana, foi a primeira vez que interpretou seu famoso personagem Carlitos, no curta Charlot Fotogênico (1914).   

No ano seguinte, com apenas vinte e cinco anos Chaplin já apareceu em mais de 30 projeções e tornou-se famoso e rico. Hoje é considerado um dos pais do cinema por sua contribuição à evolução da sétima arte e o cineasta mais homenageado de todos os tempos.

Principais filmes de Charles Chaplin: O Garoto (1921), Em Busca do Ouro (1925), O Circo (1928), Luzes da Cidade (1931), Tempos Modernos (1936), O Grande Ditador (1940), Luzes da Ribalta (1952), Um Rei em Nova Iorque (1957) e A Condessa de Hong Kong (1967).

James Cameron (1954)
Nascido no Canadá e filho de uma enfermeira com uma engenharia eletricista, a vida de Cameron deu uma reviravolta quando a sua família se mudou para a Califórnia, EUA.

O cineasta então tinha dezesseis anos e se aproximou do mundo cinematográfico que já era uma tradição na região.   Apesar de ter viciado em cinema e ter visitado inúmeras vezes os arquivos de filme da Universidade do Sul da Califórnia, James decidiu cursar filosofia no Canadá.

Curso que acabou abandonando para escrever roteiros e se dedicar totalmente à carreira cinematográfica.   Com vinte e quatro anos, James fez seu primeiro curta de ficção científica, Xenogênese (1978), que lhe rendeu um emprego na empresa do famoso diretor Roger Corman.

Mas foi seis anos depois, com O Exterminador do Futuro, que Cameron consagrou-se como um diretor de sucesso, sendo responsável pelas duas maiores bilheterias da história do cinema: Avatar e Titanic.   

Entre os filmes mais famosos de James Cameron estão: O Exterminador do Futuro (1984), O Segredo do Abismo (1989), Aliens (1986), Titanic (1997) e Avatar (2009). 

Wes Craven (1939 - 2015)
Wes Craven teve uma carreira muito irregular, por realizar desastres como Almadiçoados, Um Vampiro no Brooklyn e A Sétima Alma. Mas o que o torna tão especial?

Ter feito dois games changes do gênero: a criação de um do serial killers mais famosos do cinema, o icônico Freddy Krueger (Robert Englund), na franquia A Hora do Pesadelo e por fazer uma ótima homenagem/paródia dos filmes slasher e suas regras em Pânico. 

Isso não é para poucos, visto que Craven já havia feito sucesso no começo de sua carreira por filmes que assustavam por conta da sua violência como Aniversário Macabro e Quadrilha de Sádicos (Ambos tiveram remakes).

John Carpenter (1948)
Um dos diretores de terror mais elogiados do cinema norte-americano e com razão. O estilo rebelde e independente de Carpenter, fez com que fizesse filmes com orçamentos limitados, mas com grande sucesso de público e de critica. 

O clássico Halloween – A Noite do Horror, que popularizou o gênero slasher na figura do assassino Michael Myers. Carpenter realizou outras obras muito fortes como Christine – O Carro Assassino, 

Vampiros de John Carpenter, Eles Vivem, A Bruma Assassina e um dos maiores filmes de terror da história: o incrível O Enigma de Outro Mundo. Ou seja, um diretor especial para o gênero terror.

Pedro Almodovar (1949)
O cineasta tem uma história bem inusitada, pois o mesmo nunca pôde estudar cinema, vindo deu uma família pobre teve diversos trabalhos artísticos porém não ligados ao cinema como desenhista de quadrinhos e até cantor de uma banda de rock onde ele participava travestido. 

Ele foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor diretor, tendo ganho dois Oscar e diversos prêmios pelo mundo como quatro BAFTA e Festival de Cannes. 

Durante muito tempo o diretor ficou desconhecido para o mundo, porém depois que alcançou o sucesso nunca mais parou e suas produções ficaram em destaque: A Pele que Habito, Tudo Sobre Minha Mãe, Má Educação, Ata-me.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário