Se você se interessa pelos bastidores da produção de filmes, séries e novelas, pode se dar bem nas carreiras voltadas ao Cinema e Audiovisual.
Mas, ao contrário do que muita gente imagina, são diversas as opções que vão além da profissão de diretor, conhecido por liderar todo o processo criativo, dirigir as filmagens e coordenar a finalização da obra.
Para te ajudar a entender as possibilidades que esse universo pode oferecer, preparamos uma lista de profissionais do cinema e da televisão com as quais você pode se identificar.
Produtor executivo
É o profissional responsável por captar recursos para viabilizar o filme, seja pelo mercado de capitais ou por meio de leis de incentivo. Ele estrutura a equipe que estará envolvida na produção do filme, o que inclui um diretor de produção para gerenciar os recursos e a preparação da filmagens.
Também planeja o lançamento, as vendas e a participação do filme em festivais de cinema. Como o produtor executivo atua na área empresarial, ele costuma ter um escritório, com contador e outros profissionais que ajudam na preparação dos projetos cinematográficos.
Figurinista
É o responsável pelas roupas e acessórios dos personagens. Em filmes de época, o figurinista pesquisa o período em questão para criar as roupas. Uma vez desenhado o figurino, uma oficina é montada para a produção de todas as peças.
A escolha dos materiais empregados é aprovada pelo diretor de fotografia, que faz testes prévios de tecidos e cores. E também do técnico de som, que avalia possíveis ruídos capazes de atrapalhar a captação do som. Os figurinistas costumam ter conhecimento de moda, corte e costura, e história.
Cenógrafo
É o profissional de cinema e televisão que cria os cenários em estúdio ou adapta locações para que possam funcionar como um set de filmagens. A partir de um roteiro apresentado pelo produtor executivo, ele cria um projeto cenográfico que é aprovado pelo diretor do filme e orçado de acordo com a verba disponível e os prazos de execução.
O diretor de fotografia também aprova tintas e cores que poderão interferir no resultado fotográfico do filme. Os cenógrafos são formados em arquitetura e devem ter conhecimento de construção, noções de desenho e de história da arte.
Roteirista
É o criador de todo o texto do filme, seja ele baseado em fatos reais, fictícios ou obras literárias. Diferente de um romance, por exemplo, um roteiro é dividido em sequências por locação, período da jornada e espaço cênico.
Além das falas, cabe a ele descrever os personagens, as cenas do filme e as situações. O profissional pode ser formado em letras, jornalismo ou cinema. Existem roteiristas especializados em apenas uma fase do roteiro, como argumentista, dialoguista, gags man (que cria situações cômicas) e pesquisador.
Editor
Esse profissional é o responsável por ordenar todo o material bruto que já foi filmado, para que ele ganhe o ritmo proposto pelo roteirista. Também preenche os vazios sonoros com música ambiente, e insere a trilha sonora no filme.
Seu trabalho dura de dois a três meses, até que o filme esteja pronto para exibição comercial. O editor, também conhecido como montador, costuma ser formado em cinema e deve ter amplo conhecimento da linguagem cinematográfica e da operação de ilha de edição.
Técnico de som
É o responsável por uma captação com qualidade técnica, sem ruídos acidentais. Ele escolhe os microfones mais apropriados, visita as locações e checa se o espaço precisa de algum tratamento acústico.
Durante as filmagens, esse profissional alerta os diretores sobre falas sobrepostas, problemas de dicção dos atores e ruídos externos, como aviões e animais, que podem atrapalhar as filmagens. Os técnicos de som costumam ser formados em cinema, mas também podem vir de estúdios de som ou escolas técnicas de eletrônica.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário