Habilidade: Conhecer e analisar as produções artísticas do passado da MTV.
Com a criação da MTV, a música ganhou um lar e os jovens um canal que expressasse a veia cultural desta fase da vida.
Com 30 anos, provavelmente mais velha do que a maior parte de seus expectadores, a MTV cresceu, se renovou e vieram os reality shows e programas de cunho comportamental que ajudaram a moldar toda uma geração de adolescentes.
Confira abaixo uma lista com doze VJs que ajudaram a construir essa história.
Daniela Cicarelli
Trabalhou na emissora entre 2003 e 2007, apresentando, entre outros programas, o Beija Sapo. Beija Sapo foi um programa de televisão de entretenimento apresentado por Daniella Cicarelli e exibido pela MTV Brasil entre março de 2005 e dezembro de 2007. No programa, um participante denominado príncipe ou princesa tinha que escolher um, dentre três participantes vestidos de sapos ou pererecas, para dar um beijo na boca no final do programa.
Edgard Piccoli
Esteve na MTV de 1992 a 2006, onde apresentou, entre outros, o Palco MTV, Jornal da MTV, UltraSom, Nação MTV, Fanático MTV, Garagem do Edgard, entre outros. Farofa MTV foi um programa exibido em 2006. No programa, os músicos eram convidados para um bate-papo na areia, ao som de um violão. Eles também contavam histórias engraçadas e momentos inusitados, e escolhiam clipes que gostariam de ver em um programa só seu.
Penélope Nova
Entrou para a MTV em 1997, mas só em 2001 passou para a frente das câmeras. Entre outros programas, comandou o Ponto Pê. Nele, as pessoas conversavam ao vivo com a apresentadora Penélope Nova, por telefone, contando suas histórias e recebendo conselhos. Também apresentou o MTV 5 que mostrava cinco clipes por programa, todos sempre dedicados a um mesmo tema.
João Gordo
Trabalhou na MTV entre 1996 e 2009. Comandou os programas Suor, Garganta e Torcicolo, Gordo Pop Show, Gordo on Ice, Gordo a Go-Go, Piores Clipes do Mundo, Gordo Freak Show, Gordo à Bolonhesa, Fundão MTV, Gordoshop e Gordo Visita. O Gordo Freak Show (2005/2006) possuía diversas atrações em meio a bastante barulho, apresentações de bandas e matérias das mais exóticas possíveis. Em diversos momentos do programa, a pessoa que fizesse alguma besteira levava um “cuecão”, “montinho”, torturas musicais e outros tipos de perturbações e tormentos. Os melhores participantes concorriam ao prêmio de Freak do Ano.
Marina Person
Entrou na MTV em 1993, mas se tornou Vj da MTV Brasil entre 1995 e 2011. Apresentou diversos programas na casa. Para os apaixonados por cinema, o programa Cine MTV trazia as novidades dos filmes em destaque no cenário mundial e também dava aquela pitada de produções que se situavam fora da cena comercial. O Top Top trazia Léo Madeira e Marina Person para selecionar dez clipes musicais sobre determinado tema. Eles contavam curiosidades do mundo da música em meio ao ranking, e falavam de tudo - desde hinos do metal até os clipes nerds.
Marcos Mion
Trabalhou na MTV entre 2000 e 2002 e depois voltou em 2004 e ficou até 2009. Apresentou os programas Supernova, Piores Clipes do Mundo e Descarga MTV. O Covernation mostrava uma disputa entre bandas cover, com jurados e comparações com as músicas originais. Nas edições de Verão, porém, eram bandas nacionais que batalhavam no palco, tocando os sucessos do rock da década de 90. Esse programa lançou o Mionzinho.
MariMoon
Considerada a primeira celebridade brasileira da internet, passou a ser apresentadora do canal MTV Brasil, com seu próprio programa, Scrap MTV, onde dava dicas de música, cultura, cinema, internet e também fazia entrevistas. Também apresentou Acesso MTV (2010-2012) e Colírios Capricho (2010-2011).
Bento Ribeiro
Da fase final da MTV, o Furo era um programa de notícias, comandado por Dani Calabresa e Bento Ribeiro. Porém, diferente dos telejornais tradicionais, era carregado de humor e comentários ácidos, além de quadros inusitados, que deixaram saudades. Ficou no ar de 2009 a 2013. No Talk Show do Bento, o apresentador entrevistou celebridades nas areias da praia do Rio de Janeiro. Sentados em cadeiras de praia e com o mar ao fundo, os convidados responderam a perguntas "que todos queriam saber".
Caroline Ribeiro
Em 2008 foi contratada pela MTV para apresentar o programa Arquivo Luau, apresentou o programa A Fila Anda, e, finalmente, o IT MTV. A Fila Anda retratava o comportamento dos jovens que procuravam por namorados. Toda semana, a atração contava com uma menina (ou menino), que escolhia alguém depois de três edições do programa, contando com 24 pretendentes à disposição. Ela (ele) não via o rosto de nenhum deles. Através de diversos tipos de eliminação, o grupo ia reduzindo até chegar no escolhido.
Bruno Sutter
Obteve reconhecimento por iniciar sua carreira no grupo humorístico Hermes e Renato (1999-2009), depois com a banda de heavy metal/rock cômico, Massacration.
Em Rocka Rolla (2012), Detonator trouxe o rock de volta para a MTV. O filho do Deus Metal apresentou o puro Rock´n Roll com muito bom humor!
Também apresentou Furo MTV (2013).
Luisa Micheletti
Em 2006, estreou como VJ da MTV Brasil, à frente do inovador Ya! Dog, programa sobre as novas tendências musicais e digitais. No mesmo ano apresentou simultaneamente o Disk MTV, parada dos videoclipes mais votados, tornando-se a última apresentadora da história do programa, que encerrou em dezembro de 2006 depois de 16 anos no ar. Apresentou também o Jornal da MTV, o Domínio MTV, Minha MTV, SAP MTV e o humorístico Furfles.
Marcelo Adnet
Tornou-se conhecido nacionalmente através do programa 15 Minutos (2008-2010). O programa que colocou o apresentador Marcelo Adnet no mapa agradava por seus esquetes humorísticos e engraçados ao lado de Felipe Ricotta, o Kiabbo. Poderia aparecer de tudo naquele quarto no fictício bairro de Humaitá (RJ), deixando as piadas ainda mais hilárias.
Fonte:
http://televisao.uol.com.br/album/mtv_19anos_album.htm#fotoNav=10
https://www.vix.com/pt/tv/567760/30-programas-epicos-da-mtv-brasil-que-marcaram-os-anos-90-e-2000-lembra-deles
https://universoretro.com.br/relembre-5-vjs-que-marcaram-a-programacao-da-mtv/
Nenhum comentário:
Postar um comentário