segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Chroma key

Habilidade: Aprender a técnica de efeitos especiais visuais muito usada em superproduções. 

Chroma Key
Você já deve ter ouvido sobre o famoso fundo verde. Em produções cinematográficas é muito comum que seja usado um fundo verde para projetar imagens atrás do elenco.  

Essas imagens servem tanto para criar objetos incríveis como criaturas mágicas e efeitos especiais, quanto para criar algo mais simples, como um cenário que contextualiza a cena. Esse recurso além de tornar as edições mais realistas, também reduz o custo de produção.  

Como funciona? 
Os softwares de edição mais avançados têm a capacidade de detectar e anular uma determinada cor. Essa cor pode ser qualquer cor RGB (red, green, blue), ou seja, as cores primárias vermelho, verde e azul. No entanto, há especificidades para usar cada uma delas.  

Vermelho 
Essa é a cor menos usada no chroma key. O motivo é simples: ao anular a cor escolhida, o programa vai tirar a cor de todos os elementos que a possuírem, não só a do fundo. A pele das pessoas naturalmente tem tonalidades de vermelho, principalmente pessoas de pele clara. Ao aplicar o chroma key vermelho, o software “retira” todo o vermelho da imagem, inclusive da pele dos personagens. Certamente o resultado é péssimo.  

Verde 
Atualmente, a cor mais usada é sem dúvidas o verde. Isso porque geralmente há menos objetos verdes em cena. Outro ponto é que é mais fácil iluminar o verde, além de ser capaz de absorver o brilho extra, facilitando o trabalho de edição.  

Azul 
Azul já foi muito usado antigamente, hoje nem tanto. Essa cor é mais recomendada em estúdios menores, pois em espaços pequenos é normal que a cor do fundo reflita no objeto, dando um aspecto azul/verde no objeto. Esse aspecto, resultado do reflexo do fundo, é chamado de spill. Como o azul produz um spill mais aceitável que o verde, é mais indicado para pequenos estúdios.  

Outra característica é que na filmadora o azul sofre mais compressão que o verde. 
Portanto, para que a imagem fosse melhor preservada, o verde passou a ser mais usado.

De qualquer forma, a cor do chroma key vai ser escolhida de acordo com o objetivo da filmagem, com o que foi planejado. Por isso, é importante ter um bom trabalho de pré-produção, para saber de antemão o que será filmado e poder escolher a melhor ferramenta. Então vale a pena estruturar bem a parte de recursos no plano de aula.  

O que é preciso para fazer um Chroma Key? 
Para fazer um Chroma Key é primordial que o seu cenário, seu fundo, seja tapado com a cor do chroma. O ideal é ter uma parede com a cor escolhida. Neste caso, por ser um chroma fixo, sugerimos que escolha a cor verde, que é mais versátil.

Há tintas específicas apropriadas para este fim, que são desenvolvidas com a intenção de causar menos sombra e ter um recorte melhor. Porém têm um valor mais elevado. 

Você também pode arriscar comprar uma tinta verde fosca de tom parecido ou comprar uma tinta branca e adicionar corante até chegar ao tom próximo ao desejado. Mas optando por essa alternativa, tenha em mente que essas tintas não têm a tecnologia para redução de sombras.

Caso você não possa fazer esse investimento e não exige um resultado profissional, é possível realizar o efeito com um tecido. Essa é a opção “quebra galho” mais utilizada, por ser fácil de encontrar e de baixo custo.  Uma sugestão emergencial, caso você realmente não tenha acesso ao tecido, é utilizar cartolina. Dificilmente o resultado será perfeito, mas caso seja um trabalho simples, é possível de realizar.  

Cuidados ao usar o Chroma Key 
A cor do Chroma Key é o fator mais relevante na sua utilização. Por isso, ao montar os elementos que apareceram em primeiro plano, bem como figurino e acessórios essa informação deve ser a primeira a ser levada em consideração. 

Se o chroma key escolhido é verde, os elementos da cena não podem ter verde. Se você precisa de elementos verdes, use chroma azul e vice-versa. Essa regra vale para qualquer cor escolhida. A não ser que a intenção seja exatamente que o objeto suma para substituí-lo. 

Ainda que seja esse o caso, há o cuidado de pensar nos elementos juntamente com a cor do chroma. Como todo o princípio do Chroma Key gira em torno da cor. Essa cor tem que ser “pura”, por assim dizer. Dessa forma, é necessário estar atento à iluminação, sombra e qualquer outro fator que interfira na cor do chroma.  

Por exemplo, ao usar um tecido para substituir a tela verde, deve-se ter o cuidado de deixar o pano perfeitamente esticado para simular uma tela lisa. Por esse motivo sugerimos que o tecido seja posto sobre uma superfície reta. 

Amassados e outras imperfeições podem dificultar o trabalho de edição e prejudicar o resultado do chroma. Além do aspecto do próprio chroma, pensando na questão da sombra, deve-se pensar na localização dos objetos em primeiro plano. 

É preciso que haja uma certa distância entre o elemento e o fundo para que um não produza sombra sobre o outro. Outro ponto importantíssimo para que não haja problemas com sombra é a iluminação. O chroma deve estar muito bem iluminado, além da harmonia com os objetos. 

Sugerimos começar com uma iluminação básica, como a iluminação de três pontos, que indicamos na transmissão ao vivo, e adicionar mais uma luz voltada para o chroma. Com essa formação é só fazer adaptações conforme o local, quantidade de objetos, entre outros fatores.

Exemplos de uso do chroma key 
Em nosso dia a dia nós temos mais contato com o chroma key do que pode parecer, mas muitas vezes não damos o crédito à essa técnica. Veja alguns momentos em que o chroma key é utilizado:  
Em previsões do tempo de telejornais: aquele mapa interativo que a moça ou moço do tempo utilizam para dar a previsão do tempo na TV, normalmente é feito usando um chroma key. A parede do fundo é sólida e o mapa é inserido digitalmente.  

Em bancadas de programas televisivos: principalmente em telejornais, muitas vezes o cenário do programa é feito usando-se chroma key. Assim é possível ganhar mais em interatividade e atratividade.  

– Em videoaulas: é possível contar com o uso da técnica de chroma key também em videoaulas e tutoriais na internet. Muitas vezes esse recurso é utilizado para inserir um exemplo da matéria durante a fala do professor ou para deixar o ensino mais divertido, com cenários diferentes.  

Em filmes e séries: como já citamos, a maior parte das cenas de ação dos grandes filmes e séries é feita usando-se chroma key. Assim é possível fazer as tomadas em um ambiente controlado e seguro e também economizar com deslocamentos e equipe.

Fonte:
https://www.edools.com/chroma-key/
https://sambatech.com/blog/insights/usar-o-chroma-key-em-seus-videos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário