segunda-feira, 25 de maio de 2020

Profissões do Cinema

Se você se interessa pelos bastidores da produção de filmes, séries e novelas, pode se dar bem nas carreiras voltadas ao Cinema e Audiovisual. 

Mas, ao contrário do que muita gente imagina, são diversas as opções que vão além da profissão de diretor, conhecido por liderar todo o processo criativo, dirigir as filmagens e coordenar a finalização da obra. 

Para te ajudar a entender as possibilidades que esse universo pode oferecer, preparamos uma lista de profissionais do cinema e da televisão com as quais você pode se identificar. 

Produtor executivo 
É o profissional responsável por captar recursos para viabilizar o filme, seja pelo mercado de capitais ou por meio de leis de incentivo. Ele estrutura a equipe que estará envolvida na produção do filme, o que inclui um diretor de produção para gerenciar os recursos e a preparação da filmagens. 

Também planeja o lançamento, as vendas e a participação do filme em festivais de cinema. Como o produtor executivo atua na área empresarial, ele costuma ter um escritório, com contador e outros profissionais que ajudam na preparação dos projetos cinematográficos.  

Figurinista 
É o responsável pelas roupas e acessórios dos personagens. Em filmes de época, o figurinista pesquisa o período em questão para criar as roupas. Uma vez desenhado o figurino, uma oficina é montada para a produção de todas as peças. 

A escolha dos materiais empregados é aprovada pelo diretor de fotografia, que faz testes prévios de tecidos e cores. E também do técnico de som, que avalia possíveis ruídos capazes de atrapalhar a captação do som. Os figurinistas costumam ter conhecimento de moda, corte e costura, e história.  

Cenógrafo 
É o profissional de cinema e televisão que cria os cenários em estúdio ou adapta locações para que possam funcionar como um set de filmagens. A partir de um roteiro apresentado pelo produtor executivo, ele cria um projeto cenográfico que é aprovado pelo diretor do filme e orçado de acordo com a verba disponível e os prazos de execução. 

O diretor de fotografia também aprova tintas e cores que poderão interferir no resultado fotográfico do filme. Os cenógrafos são formados em arquitetura e devem ter conhecimento de construção, noções de desenho e de história da arte.  

Roteirista 
É o criador de todo o texto do filme, seja ele baseado em fatos reais, fictícios ou obras literárias. Diferente de um romance, por exemplo, um roteiro é dividido em sequências por locação, período da jornada e espaço cênico. 

Além das falas, cabe a ele descrever os personagens, as cenas do filme e as situações. O profissional pode ser formado em letras, jornalismo ou cinema. Existem roteiristas especializados em apenas uma fase do roteiro, como argumentista, dialoguista, gags man (que cria situações cômicas) e pesquisador.  

Editor 
Esse profissional é o responsável por ordenar todo o material bruto que já foi filmado, para que ele ganhe o ritmo proposto pelo roteirista. Também preenche os vazios sonoros com música ambiente, e insere a trilha sonora no filme. 

Seu trabalho dura de dois a três meses, até que o filme esteja pronto para exibição comercial. O editor, também conhecido como montador, costuma ser formado em cinema e deve ter amplo conhecimento da linguagem cinematográfica e da operação de ilha de edição.  

Técnico de som 
É o responsável por uma captação com qualidade técnica, sem ruídos acidentais. Ele escolhe os microfones mais apropriados, visita as locações e checa se o espaço precisa de algum tratamento acústico. 

Durante as filmagens, esse profissional alerta os diretores sobre falas sobrepostas, problemas de dicção dos atores e ruídos externos, como aviões e animais, que podem atrapalhar as filmagens. Os técnicos de som costumam ser formados em cinema, mas também podem vir de estúdios de som ou escolas técnicas de eletrônica.

Fonte:

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Filmes Trash

Cinema trash ou filme trash (em inglês: Z movie) definem os filmes de baixo orçamento que são feitos com os custos e com uma qualidade inferior aos filmes B. 

A definição de filme trash, em geral, trata-se de um filme tecnicamente malfeito (propositadamente ou não) tendo geralmente uma ou mais das seguintes características: baixo orçamento, má interpretação dos atores, má pós-produção (edição, dublagem, efeitos especiais), erros técnicos mais ou menos evidentes (por exemplo, o microfone do operador visível na imagem). 

A estética cinematográfica trash pode ser usada em qualquer gênero de filme ou vídeo, mas é mais usada no terror. Costuma-se considerar trash todo filme de terror que, ao invés de causar medo ou tensão, é engraçado.

Chillerama (2011)  
Um tratamento para disfunção erétil acaba dando muito errado e gera um espermatozoide gigante que tem desejos por carne humana.

Dead Sushi (2013)  
Um vírus transforma sushis em criaturas malignas que passam a ser consideradas zumbis que atacam os humanos, em uma espécie de vingança macabra.

A Camisinha Assassina (1996) 
Uma ameaça ronda Nova York: uma temível camisinha, criada por uma seita que gostaria de eliminar os tarados da cidade, acaba fugindo do controle e apavorando inocentes.

Vagina Dentada (2007)  
Uma garota em abstinência sexual por conta da religião acaba descobrindo que é diferente das outras meninas: sua vagina possui dentes afiados.

O Ataque Dos Donuts Assassinos (2016)
Um acidente químico transforma Donuts em criaturas sedentas por sangue e cabe a três jovens salvarem a cidade desta terrível ameaça. 

A Minha Moto é Vampira (1990)  
Uma gangue de motociclistas mata acidentalmente um homem cujo espírito sobrevive em uma moto, que passa a desejar a vingança contra todos. Destaque para a cena onde um cocô sai do vaso para matar um sujeito.

Sharknado (2013)
Talvez o mais famosinho dos filmes trash atuais, Sharknado conta com uma premissa simples: um tornado feito de tubarões. Tubarões caindo do céu e tudo mais. É tudo que você precisa saber.

Re-Animator (1985) 
Na trama, temos o cientista Herbert West que faz experimentos com ressurreições. Gatos zumbis, zumbis e diversos momentos bizarros adornam a trama de Re-Animator.  O filme é bem curtinho também, sendo a pedida certa para um filme trash com a galera.

Fome Animal (1992)  
Este filme foi feito logo após Nausea Total a sua obra-prima neste segmento. Aqui Peter Jackson concebe um filme bastante divertido e extremamente exagerado e bastante gore com zumbis monstruosos por toda a parte, o trabalho de maquiagem e criação das criaturas bizarras são sensacionais, aqui vemos o que estes realizadores de filmes trash conseguem fazer com um orçamento modesto, uma prova maior disto seria a trilogia Senhor dos Anéis.   

A Morte do Demônio (1981)  
Este filme é considerado o melhor filme de terror de todos os tempos, por críticos, cinéfilos e cineastas. Ele redefiniu os filmes de horror com temática sobrenatural, as possessões demoníacas nunca mais foram as mesmas no cinema. 

Com muito gore, humor negro, maquiagens bizarras e ação alucinada o filme mantém este posto hegemônico até hoje, este é o filme Trash mais cultuado de todos os tempos e sua legião de fãs é incalculável.  

Fonte:

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Mise-en-scène

Se você se interessa por cinema já deve ter ouvido falar, pelo menos uma vez, a expressão mise-en-scène. Apesar de ser muito aplicada no meio cinematográfico, o que ela significa, de verdade? E qual é a sua importância para o cinema?  

O termo vem de uma expressão teatral francesa que na tradução literal é “colocar no palco” - o que transpondo para o cinema seria “colocar na tela” -, e engloba todos os elementos reconhecíveis de um filme: cenário, atores, figurino, maquiagem, e até mesmo luz! 

Resumindo, é tudo aquilo que aparece no quadro e a forma como ele é montado.  
Contudo, a mise-en-scène não é um termo de produção. 

Os diretores não dizem: "Ah! Vamos mudar a mise-en-scène hoje." Desde o processo de confecção dos cenários até a maquiagem feita nos atores, TODOS influenciam a mise-en-scène - sendo o diretor quem ordena mudanças ou aprova o trabalho. 

O termo mise-en-scène costuma ser usado quando se discute a aparência geral de um filme. Estudantes e críticos de cinema estão familiarizados com a expressão e as utilizam frequentemente, porque ela também é usada para se referir a muitas cenas que estão dentro de um filme.   

A mise-en-scène é um conceito complexo de se entender, mas é necessário observar que ela ajuda a ver o quadro como um todo, não apenas os elementos cinematográficos - como iluminação e ângulo de câmera -, mas o conjunto da obra, por assim dizer.  

Durante as primeiras etapas de uma produção de cinema, o diretor e os designers se reúnem para determinar a aparência que a obra vai ter, bem como os sentimentos que eles pretendem despertar no público. Essa preparação toda garante que o filme alcance os impactos desejados. Confira os aspectos mais comuns da mise-en-scène abaixo:  

Cenografia
É tudo o que se refere à decoração do set: como ele é montado, os móveis dispostos, os objetos utilizados, e o próprio set em si. O set de filmagem pode se estabelecer em um local existente, ou ser construído dentro de um estúdio. 

Os adereços são muito importante porque eles podem ajudar a dar o “tom” de cada cena: cigarros e garrafas de bebida espalhadas, por exemplo, já vão entregar ao público o estado emocional de um personagem.  

Ao invés de apenas colocar objetos aqui e ali, tudo é pensando em como esses elementos podem ter outros significados para quem assiste à obra.  

Figurino e Maquiagem
É o aspecto da mise-en-scène mais facilmente identificado por todos. Advogados usam ternos, enfermeiras e médicos usam jaleco, e por aí vai. 

Ele inclui também cabelo e maquiagem, e são usados para mostrar a personalidade dos personagens, seu status, ou para apontar essas diferenças entre outros personagens. Os trajes também indicam em qual época a história do filme é contada.  

Em filmes biográficos, por exemplo, as roupas são importantes para fazer com que um ator se pareça com o personagem histórico. Em "Frida" (2002), a atriz Salma Hayek, além de vestida com trajes mexicanos da década de 40, também recebeu uma maquiagem bem aplicada que a fez mais parecida com a pintora Frida Kahlo.  

As roupas também podem ser usadas para estabelecer o nível hierárquico de alguém. E as cores podem distinguir um inimigo de um amigo. Em “Três Homens em Conflito” (1966), surge uma situação cômica quando Blondie (Clint Eastwood) se dirige para a cavalaria inimiga coberto de poeira.   

Iluminação
Um dos elementos mais importantes e com o maior poder de evocar emoções. A iluminação é manipulada com muito cuidado para alcançar os objetivos do diretor com o filme.   

A técnica mais utilizada no cinema é a Three-Point Lighting - iluminação de três pontos -, que é um arranjo de key, fill, e backlight, proporcionando uma iluminação uniforme da cena. Com essa técnica, a luz vem de três direções diferentes para transmitir uma sensação de profundidade no quadro.  

Temos também outros estilos, como o High-Key Lighting, que deixa as cenas muito mais brilhantes, quase sem sombras, e é usado mais em comédias e musicais; e o Low-Key Lighting usado em filmes noir, que é o oposto do high key, e enche o quadro de sombras.  

Uma boa iluminação ajuda a compor cada quadro, as áreas mais claras ou as mais escuras guiam nossa atenção da cena, destacando algum objeto ou deixando nas sombras algo suspeito.  

Espaço
1. Deep Space / Espaço profundo 
Um filme usa o espaço profundo quando há componentes importantes, tanto perto quanto longe da câmera. É usado para destacar a distância entre objetos e/ou personagens.   

2. Shallow Space / Espaço raso 
Em um espaço raso, a imagem aparece plana ou bidimensional.   

3. Offscreen Space  
O espaço fora da tela é aquele que não está fisicamente presente no quadro. O espectador se torna consciente de algo fora do quadro através da resposta de um personagem a esse algo.  

4. Frontality /Frontalidade
É a conhecida quebra da quarta parede, quando os personagens estão diretamente voltados para a câmera e se dirigem diretamente ao espectador. Temos como exemplo, Curtindo a Vida Adoidado (1986) e o recente Deadpool (2016).  

Atuação 
E por último, mas não menos importante, a atuação! O desempenho de um ator ou atriz significa tudo para o andamento de um filme, independentemente da história. É dever do ator dar vida a seu personagem, com gestos, expressões, entonação de voz e o que for necessário para atingir o público em sua totalidade.

Fonte: