segunda-feira, 6 de julho de 2020

Edição

A edição é a essência da arte cinematográfica. Nos tempos do cinema analógico, em que os filmes eram gravados em película, a montagem era realizada manualmente, em um trabalho quase artesanal de colagem. Hoje, a tecnologia permite realizar esse processo digitalmente, porém os conceitos para a construção de ritmo e sentido permanecem os mesmos. 

O montar e professor da Academia Internacional de Cinema (AIC) Samir Cheida diz que se pensarmos do ponto de vista prático, o montador (ou editor) é o responsável pela organização, seleção e junção do material filmado

“O montador combina imagens e sons criados pela equipe de produção. Ao combinar elementos sonoros e visuais, ele cria relações que produzem o sentido do filme. 

Mais especificamente, é importante frisar que o montador também é responsável pelo ritmo do filme. A velocidade na troca de planos, na inserção de elementos sonoros, ou a lentidão dos mesmos conduzem o espectador pelo tempo e espaço da narrativa”.  

A edição funciona como uma receita de bolo. É preciso misturar os ingredientes na ordem correta e no tempo indicado. O editor ou montador é a pessoa que realiza a difícil tarefa de organizar e posicionar todas as peças desse quebra-cabeça.  

Para editar imagens em sequências coerentes, é preciso conhecer a fundo não apenas a linguagem cinematográfica e seus recursos, como também o filme que se quer contar – por isso, o editor tem uma relação muito próxima com o diretor. O distanciamento dele do set de filmagem permite que monte a história de um ponto de vista novo, descartando o que não se encaixa na narrativa.  

Profissionais dessa área precisam ser extremamente organizados, concentrados e detalhistas. A montagem é uma atividade solitária, realizada em uma sala escura e sem interferências externas, que demanda habilidades específicas (conhecimento de técnicas e programas de edição). 

Isso requer disciplina e paciência. Contudo, é o editor quem vê o filme pronto pela primeira vez; afinal, sua sala é onde a “mágica” do cinema acontece.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário