quarta-feira, 22 de julho de 2020

Filmes de Literatura Brasileira

Habilidade: Motivar os alunos para adentrarem ao mundo da leitura.

A Hora da Estrela (1985)
Baseado no romance homônimo de Clarice Lispector. Conta a história de Macabéa, migrante nordestina que trabalha como datilógrafa e perde o namorado para uma colega de trabalho. Ela recorre a uma cartomante para pedir conselhos amorosos e recebe dela a previsão de que encontrará um homem bonito e rico. O filme recebeu mais de 20 prêmios no Brasil e no exterior.

Memórias Póstumas (2001) 
Baseado no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. O filme mostra a vida de Brás Cubas, contada por ele mesmo depois de sua morte. Entre as adaptações que o texto sofreu nessa produção, há um fator temporal. É como se o protagonista tivesse saído da tumba para contar sua história no ano 2000.

Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (1998)
Baseado no romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. O major Policarpo Quaresma é um visionário, que ama o Brasil e quer seu progresso. Suas propostas, porém, são tidas como fora da realidade, e ele é criticado ao propor o tupi-guarani como língua oficial do país. Policarpo recebe ajuda de sua afilhada Olga e do compositor de modinhas Ricardo Coração dos Outros.

O Auto da Compadecida (2000)
Baseado na peça Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. As aventuras de João Grilo, nordestino esperto que vive de enganar os ricos e poderosos, e seu parceiro Chicó. Versão para o cinema de minissérie produzida para a televisão, o filme foi vencedor do Grande Prêmio Cinema Brasil nas categorias diretor, ator, roteiro e lançamento.

Vidas Secas (1963)
Baseado na obra homônima de Graciliano Ramos. Uma das principais produções do cinema novo brasileiro, conta a história de uma família de retirantes que atravessa o sertão para fugir da seca, na companhia da cadela Baleia. Premiado em festivais internacionais, foi indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras que não podem faltar em uma cinemateca.

Macunaíma (1969)
Baseado na obra homônima de Mario de Andrade. O herói sem caráter, que nasceu na selva e chegou à cidade para viver várias aventuras, ganhou nessa adaptação cores tropicalistas. O diretor Joaquim Pedro de Andrade fez uma leitura particular da obra de Mario de Andrade sem pretender a fidelidade absoluta ao livro.

Inocência (1983)
Dirigido por Walter Lima Jr., é baseado no livro homônimo do Visconde de Taynay. No Brasil imperial, um médico itinerante (Édson Celulari) em suas andanças conhece uma moça acometida de malária (Fernanda Torres) por quem se apaixona, sendo correspondido. Entretanto, o pai da jovem a prometeu para um rico fazendeiro da região e não admite ter sua vontade contestada.

O Cortiço (1978)
Dirigido por Francisco Ramalho Jr., é baseado no livro homônimo de Aluísio de Azevedo. Moradora de um cortiço de propriedade do português João Romão, Rita Baiana é uma mulher expansiva e liberal. Ao se apaixonar por Jerônimo, jovem lusitano recém-chegado ao Brasil, ela deflagra um jogo de paixões que acaba em tragédia.

O Pagador de Promessas (1962)
Dirigido por Anselmo Duarte, é baseado no livro homônimo de Dias Gomes. Depois de seu asno de estimação ter sido atingido por um raio, Zé do Burro faz a promessa de carregar nas costas uma imensa cruz de madeira até a igreja de Santa Bárbara. Porém, sua jornada acaba se tornando um pesadelo.

A Moreninha (1970)
Dirigido por Glauco Mirko Laurelli, é adaptado do livro homônimo do escritor Joaquim Manuel de Macedo. Toda a história se passa na paradisíaca Ilha de Paquetá centrada em Carolina (Sonia Braga) e Augusto (David Cardoso). Amigos da família reúnem-se para um sarau na casa de Carolina. Lá, ele vai reencontrar aquele amor dos tempos de criança, com quem trocou juras de amor e um camafeu, peça fundamental para que ele se reconheça.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário