quarta-feira, 8 de julho de 2020

Scrapbook

Habilidade: Aprender a técnica do scrapbooking utilizando textos e imagens relacionadas ao mundo do cinema.

Montar um scrapbook é uma das formas mais divertidas e originais de se guardar boas lembranças. Se você é o tipo de pessoa que gosta de fazer as coisas com as próprias mãos e dar um toque pessoal e especial a elas, vai amar saber como montar um scrapbook.  

Muito diferente do tradicional álbum de fotografias, um scrapbook permite que você guarde detalhes de suas lembranças como um bilhete, uma carta, um poema, desenhos, textos, o que você quiser.  Você trabalha, basicamente, usando folhas decoradas como fundo para imagens, além de outros detalhes e enfeites relacionados ao tema. Não há limites no scrapbook, é só deixar a imaginação fluir sem preocupações.  

Com a evolução dos materiais para trabalhos manuais, o scrapbooking ganhou infinitas possibilidades. Essa atividade, além de ser uma maneira artística de eternizar lembranças, diminui o estresse do dia a dia, estimula a criatividade e pode até se tornar uma fonte de renda.  

Tema
Provavelmente, o seu scrapbook vai ter um tema específico. Pode ser sobre aquela viagem que você fez nas últimas férias, a chegada de um bebê na família ou simplesmente para fazer registros. Tudo é permitido! 

Mas definir logo no começo te ajuda muito nas próximas etapas, assim você ganha tempo na hora de comprar os materiais. 
Refletir sobre o tema também ajuda a decidir as cores e enfeites que você vai usar. 

Assim, é possível antecipar como serão as folhas do álbum em vez de só pensar nisso quando estiver com todos os materiais em mãos. Planejamento irá lhe poupar tempo, dinheiro e trabalho.  Lembre-se de escolher as melhores imagens, com alta qualidade, para colocar em destaque. 

Tente criar uma narrativa a partir das folhas, assim, quem pegar o álbum se sentirá lendo uma boa história.  Vale lembrar que o scrapbook também se desdobra em algumas versões, como é caso do scrap festa, onde se adapta o estilo do scrapbook para a decoração. Nesses casos, o tema já estará pré-definido. 

Materiais utilizados
Papéis coloridos, adesivos que tenham a ver com o tema e até retalhos de tecido podem dar todo um charme à produção. Fitas adesivas coloridas, também conhecidas como washi tapes são uma boa pedida.  

A parte boa é que você não precisa necessariamente comprar tudo. Dê uma olhada nas coisas que você tem em casa. Às vezes, um pedacinho de papel cortado, uma caneta colorida, um adesivo ou uma fita de tecido podem servir.  

Se você está fazendo um scrapbook de viagem, por que não usar itens adquiridos durante os dias fora como decoração? Como uma folha seca de uma árvore, o cardápio de um restaurante ou um ingresso de museu.  

Ferramentas 
Você pode improvisar com o que tem em casa, mas as ferramentas são muito úteis na hora de fazer scrapbook, dando um ar mais profissional ao resultado e facilitando o seu trabalho.  

Esses são alguns dos itens que podem estar na sua lista: estilete, régua de metal, tesoura, fita dupla face, furadores em diversos formatos, boleadores, uma cola acid free, dobradores e uma base para corte.  

É muito importante que os materiais usados no scrapbook tenham pH neutro, por isso a cola acid free. Optar por materiais comuns acabará deteriorando suas fotos e o álbum com o tempo, causando um aspecto amarelado. E se a ideia do scrapbook é eternizar memórias, então é preciso usar os materiais certos para que elas de fato durem!  

Dicas para montar um scrapbook 
Fita banana e dupla face 
Use a fita banana para destacar elementos, pois ela os deixará em alto-relevo, enquanto a fita dupla face deve ser usada para os enfeites que não ficam firmes somente com a cola.  

Cola 
Para manter um aspecto limpo em seu trabalho, tente usar o mínimo de cola possível. Dê preferência às fitas reposicionáveis, que são mais flexíveis diante de erros.  

Relevo transparente 
Existe também chamado relevo transparente, que além de dar volume, serve para colar itens como botões, chatons e outras decorações que precisem de uma base incolor.  

Carimbos 
Carimbos e carimbeiras podem dar um toque especial ao seu scrapbook. Você pode trabalhar com estampas ou, então, usar uma esponja molhada na carimbeira para criar sombreados nas bordas dos papéis.  

Furadores 
Outra maneira de deixar as bordas mais bonitas é apostando em furadores. Aliás, existe uma variedade enorme de furadores para criar enfeites criativos. Furador de EVA, de canto, de tag, com desenhos ou o chamado mini envelope, ideal para forminhas. 

Legendas 
O scrapbook é extremamente visual, mas vale a pena investir em legendas com função descritiva para dar alguns detalhes como onde a foto foi tirada, o dia, as pessoas que estão nela, entre outros.  

Compre um álbum 
Algumas pessoas gostam de fazer o próprio álbum. Mas esse processo pode ser demorado e bastante trabalhoso. Para facilitar, sugerimos que você compre um álbum próprio para scrapbook

Não se preocupe com a imagem da capa, você pode facilmente decorá-la e, assim, dar o seu toque. Papéis para scrapbook e adesivos são ótimos para decorar as capas.  
Tudo pronto: agora é colocar a mão na massa, dar asas à imaginação e eternizar suas lembranças com scrapbook! 

Lembre-se de que esse momento deve ser divertido!
Por isso, relaxe e não se preocupe! 
O mais importante é que o seu álbum de scrapbook torne-se um lugar para guardar boas lembranças.

Beijos no coração para MariMoon que apresentou o Scrap MTV (2008-2010). 
Meus alunos eram cuti cuti da Mamãe!

Fonte:

MariMoon fazendo Scrapbook

Nenhum comentário:

Postar um comentário